Leitores:

Translator:

novembro 19, 2014

OTIMISMO FAZ BEM À SAÚDE


Ser otimista alivia o estresse, aumenta a autoestima e beneficia a saúde. Percepções negativas suprimem a imunidade e nos tornam mais suscetíveis ao adoecimento. Mas fica a pergunta: como focar em pensamentos positivos quando nos sentimos atropelados pelo relógio, preocupados com a violência, exibindo emoções que, com frequência, não são as que sentimos? Isso faz com que a maioria das pessoas fique sujeita a um alto nível de estresse.
Para todos os efeitos, é melhor olhar o mundo pelo lado positivo: em vez de ruminar sobre eventos negativos, avalie a situação, racionalize os fatos e reestruture o pensamento irracional de forma positiva ou neutra. O objetivo não é se dissociar dos fatos, mas usar lentes mais coloridas para filtrar a realidade. O pessimismo é um gatilho irrefutável para aumentar os níveis de estresse e induzir a doenças, como a depressão. As estatísticas preocupam. Pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), em 2014, indica que 72% dos brasileiros sofrem sequelas por manterem um nível de tensão elevado.
Preocupada com a qualidade de vida da comunidade, a Isma-BR celebra anualmente no terceiro domingo de novembro o Dia Nacional de Conscientização do Estresse em Porto Alegre. O evento público, que ocorrerá na Redenção, visa conscientizar as pessoas sobre o seu nível de estresse e divulgar ações de prevenção e tratamento, evitando danos à saúde. A grande expectativa, agora, é de que seja oficializado o Dia de Conscientização do Estresse em nível estadual, projeto de autoria do deputado Adão Villaverde, que aguarda parecer da Comissão de Educação. E, sendo aprovado, integrará o calendário de eventos oficiais do Estado.
Este é um momento importante para corrigir distorções na maneira de pensar e nos comportamentos para finalizar o ano e iniciar 2015 de bem com a vida. A postura mental da pessoa afeta diretamente sua saúde. Estudos feitos pela Stanford University (EUA) indicam que o otimismo fortalece o funcionamento do sistema de imunidade e possibilita que as pessoas se sintam mais no controle da sua vida. Enfim, com esforço e persistência, há esperança para os pessimistas.

ANA MARIA ROSSI
Presidente da Isma-BR e copresidente da Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA)

Encontrei aqui!



Nenhum comentário: